segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mais de mim...

O intuito principal do blog é partilhar convosco conteúdos de moda e beleza no entanto também vou partilhar muitas outras coisas que gosto ou me tocam de alguma forma. Esta é também uma maneira de vos dar a conhecer um pouco mais de mim, da pessoa que sou!




Hoje não vou falar de roupa, maquilhagem, vernizes, cremes,.... Eu hoje quero realçar que começaram os exames nacionais! Ano após ano esta é uma data que nunca me fica indiferente, recordo-a sempre com muita intensidade. Se para a maior parte das pessoas o secundário e os exames nacionais fizeram-se bem com algum esforço, comigo a história foi outra. Essa foi a fase negra da minha vida, a fase em que estudei como se não houvesse amanha, que saia de casa das minhas queridas amigas explicadoras se fosse preciso à meia noite. Desilusão após desilusão passei nos exames nacionais!! Física-Química e Matemática foram um tormento tão grande que hoje quando olho para trás é que consigo ver com nitidez a fossa em que estava metida! Dois anos nisto.. se tive vontade de desistir? Muita! Se pensei n vezes que não valia a pena? Tantas... Eu tinha um sonho que teimava em afastar-se, entrar na faculdade! Não podem imaginar o sentimento que é estar dois anos a tentar acabar o 12º ano e no final.. achar que chumbei a um dos exames! Honestamente, duvido que alguém tenha trabalhado mais que eu e feito mais exercícios que eu. Podem imaginar a quantidade de dossiers e folhas perdidas que eu tinha de exercícios.. Eu acho que ninguém consegue imaginar! Foi a fase do "O senhor que me leve", sempre fui tão exagerada mas isto naquela altura foi mesmo o fim do mundo para mim! Nunca fui muito inteligente, é verdade mas trabalhei tanto tanto tanto tanto que um dia consegui. Sempre me custou e ainda me custa ver miúdos com tantas capacidades e sem querer fazer nada delas, quem me dera! Quem me dera ter tido as capacidades desses miúdos, que basta estudarem em casa ou prestarem atenção as aulas para terem uma boa nota! Que conseguem levantar não sei quantas negativas no ultimo trimestre assim do nada só porque sabem que é o suficiente para passarem. Eu sempre fui daquelas miúda que não chegava ouvir, não chegava estar a tenta, não chegava fazer os trabalhos de casa, eu tinha de trabalhar, mesmo!! 


Hoje estou no 3º ano de Faculdade e sabem uma coisa? Desde essa altura nunca mais soube o que é chumbar a uma disciplina. E se chumbar?? Se hoje chumbar, amanha passo! Chumbar na faculdade não é o fim do mundo, mas nos exames nacionais é o pior sentimento do mundo! Tento olhar para trás sem magoa dessa época porque hoje olho à minha volta e vejo tantos colegas e ex colegas que fizeram o secundário a brincar mas na Faculdade a conversa foi outra. Tento olhar para aqueles dois anos como uma preparação para a Faculdade e sabem uma coisa? Valeu a pena, valeu mesmo a pena! Tive muito azar com tantos professores que tive, tanto de matemática, como de FQ como de Inglês,.. a sério, tive azar! Ser Professor não deve ser fácil, mas encontrar na vida bons professores é muito difícil e pode ser o mais importante na nossa vida académica. Sim, tive muito azar mas também tive muita sorte em ter tropeçado nas explicadoras que tive , que acreditaram em mim sem eu perceber como nem porque. Que me disseram sem me conhecer de lado nenhum: VAMOS conseguir! Que choraram comigo e festejaram comigo, que, acreditem, sofreram como eu e sentiram a mesma felicidade que eu, que nunca me abandonaram, nunca! Ganhei duas amigas  para o resto da vida! 


A todos os que estão a estudar para os exames nacionais, eu sei o que isso é, eu sei o desespero que é, eu sei dar esse valor. Sei dar valor ao estudo que não é recompensado como é suposto e como toda a gente nos diz que vai acontecer! Eu espero que os vossos exames vos corram muito bem, que entrem na vossa primeira opção e que comecem um novo capitulo nas vossas vidas! BOA SORTE!!!




Desculpem o testamento e desculpem o seu teor, que provavelmente não tem nada que vos interesse mas é um pouco de mim.. e nunca se sabe quando é que alguém desse lado está a passar por esta fase negra! 


P.s: não faço ideia porque é que o texto está a aparecer com background color e ainda faço menos ideia da razão de não o conseguir tirar!


Beijinhos,
Rita

2 comentários:

  1. Ritinha,

    Entendo bem aquilo que estás a dizer, não fiz os exames nacionais com grande pressão mas, apenas porque era infantil e não percebi a importância de tal acontecimento teria na minha vida se soubesse teria-me esforçado muito mais. Coneço-te há algum tempo e, acho, que tal esforço,só mostra, da tua parte (ao contrário do que pensas, uma inteligência e maturidade acima da média!
    Beijinho muito grande ;)

    ResponderEliminar
  2. Este post já valeu a pena pelos miminhos que tenho recebido! Sabe tão bem "ouvir" isso que nem imaginas.. Obrigada Claudinha!!!

    ResponderEliminar